quarta-feira, agosto 22, 2012

Lúdio defende propostas para a agricultura familiar

Lúdio defende propostas para a agricultura familiar



O candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) tem discutido com os agricultores familiares suas propostas para este segmento. No último domingo (19), ele esteve reunido com as 23 famílias do assentamento Barreirinho, na zona rural de Cuiabá, que há três anos ocupam e produzem no terreno de 280 hectares.
A principal demanda dos agricultores é a regularização fundiária, uma das ações prioritárias do programa de governo do petista para as cerca de 20 mil pessoas que vivem na zona rural de Cuiabá.

Também está prevista entre as ações do petista a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, o que permitirá ao município realizar parcerias e acessar aos recursos dos programas federais de incentivo à agricultura.

Se eleito, Lúdio Cabral fará um mapeamento da situação das famílias que vivem no campo, e desenvolverá ações para consolidar os assentamentos já existentes, investindo em seu potencial de produção agrícola. “Há um potencial que precisa ser desenvolvido, garantindo geração de renda no campo e alimentando as pessoas na cidade”, disse ele.

O assentamento Barreirinho está dividido em 19 lotes e as famílias são oriundas dos bairros Renascer, Osmar Cabral e Pedra 90 e dos municípios de Rondonópolis, Várzea Grande e Rio Branco. “Vivemos da terra, é isso que sabemos fazer. Já tentei trabalhar na cidade, mas não me adaptei. Se sairmos daqui, dificilmente alguém vai olhar por nós”, disse a agricultora Paula Cristina Firmino.


Associação

Recentemente, Lúdio Cabral recebeu das mãos do presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Município de Cuiabá (Agrifac), Dorival Rigotti, as propostas das 50 entidades cadastradas em Cuiabá, que reúnem 2.500 agricultores.

Elas querem mudanças na infraestrutura das comunidades rurais, com melhorias no abastecimento de água, transporte e apoio técnico e a organização da logística para facilitar o transporte dos produtos para a capital.
E também a estruturação de um centro de distribuição e comercialização dos produtos da agricultura familiar em Cuiabá.

Os produtores reivindicam também a aplicação da lei federal 11.947/08, que estabelece que pelo menos 30% dos produtos destinados à merenda escolar sejam adquiridos de agricultores familiares.

Políticas

O fortalecimento da agricultura familiar é uma das metas do programa de governo de Lúdio Cabral. Além da regularização fundiária, o programa de governo prevê incentivo à produção de produtos orgânicos e políticas de melhoria da qualidade de vida no campo, com a instalação de postos de saúde, parques, praças etc.

Cabral também planeja investir nas agroindústrias comunitárias, ampliar o programa de feiras livres nos bairros e criar espaços de comercialização no centro da capital, bem como implementar os programas Banco de Alimentos, Restaurante Popular, Merenda Escolar e a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos.

Assessoria de Imprensa - Coligação "Cuiabá, Mato Grosso, Brasil" (PT/PMDB)

0 coments:

Postar um comentário